Novidades RAD Studio XE3 – FireMonkey FM2 – #Final​​

 

 

 

Olá pessoal, chegamos ao final desta série de artigos com um overview das novidades do Delphi XE3. Para fechar com chave de ouro, irei abordar algumas das novidades do FireMonkey FM2.



Se você não leu os outros artigos, clique nos links abaixo.



Novidades RAD Studio XE3 – Metropolis UI – #1

Novidades RAD Studio XE3 Visual LiveBindings – #2

 



O que temos de novo nesta fantástica plataforma? Bom, algumas de suas principais novidades são: Desenvolvimento Windows 8, Multi-Touch e Virtual Keyboard, Bitmap based style, Visual LiveBindings, Audio e Video.












As novas funcionalidades permitem que sejam construídas aplicações de negócios com visuais altamente arrojados para Windows e Mac OS X utilizando uma única base de código.


Devemos recordar sem sobra de dúvida que no Delphi XE2 a novidade de maior destaque na comunidade e na mídia, antes mesmo de seu lançamento oficial, foi a nova plataforma de aplicações FireMonkey.


Isto porque ela incorporava algo que possibilitasse de forma robusta ao Delphi o desenvolvimento de aplicações com um visual bem mais elaborado e atraente, tornando as aplicações desenvolvidas com um visual realmente mais rico e elaborado.


As aplicações finais passa a ter  uma interface que proporciona melhor experiência para o usuário, com o suporte a efeitos, animações e multimídia com áudio e vídeo.


Um destaque que se deve observar muito importante é que toda esta flexibilidade e riqueza de visual  é devido a outra característica muito singular, que é a utilização  da unidade de processamento gráfico do hardware para otimização e independência de sua parte gráfica.


Nesta nova versão o FireMonkey FM2, traz o seu suporte ao desenvolvimento de aplicativos que seguem o estilo e a experiência de usuário do Windows 8, e que irão rodar tanto em Desktops quanto em Tablets. Além disso, traz ainda o suporte ao desenvolvimento de forma nativa para Mac, visando atender a nova versão do recente OS X Mountain Lion.

Com objetivo de atender estas duas plataformas (Windows e Mac) de maneira satisfatória, o FireMonkey provê agora suporte a toques (Touch) e gestos (Gestures), como já acontecia na plataforma VCL. É importante observar que nesta nova versão o FireMonkey ainda não dar suporte a customização de gestos (Custom Gestures), sendo necessário utilizar somente as opções nativas. Veja na figura abaixo o exemplo da propriedade relacionada à Gestures de um formulário FMX



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



Se você deseja desenvolver novas aplicações para a plataforma Windows 8 que sejam executadas em Desktops e Tablets x86, o FireMonkey FM2 é a sua escolha certa. Através dos templates de aplicações, a criação de aplicações Windows não poderia ser mais fácil o seu desenvolvimento. Com templates no estilo Windows 8, incluindo painéis Blank, Grid e Split, suas novas aplicações incluirão fontes, cores, layout, suporte a toques e o comportamento de tela cheia no padrão do Windows 8.















 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o FireMonkey FM2 você irá desenvolver aplicações com suporte a toques com o mínimo de esforço, fornecendo uma experiência plena aos usuários de desktops e tablets. O FireMonkey FM2 é compatível com Windows 8, e suas aplicações irão executar de forma excelente em desktops com Windows 8 e tablets baseados em x86, como o Microsoft Surface Pro e Windows Slate em processadores Intel, Intel Atom e AMD.



É muito fácil você converter seus aplicativos FireMonkey existentes para o estilo da interface Metropolis do Windows 8. O processo e tão simples que basta você clicar com o botão direito do mouse em seu formulário e selecione Convert to Metropolis UI no menu. As propriedades corretas do formulário são definidas e o estilo do Windows 8 é aplicado.



O FireMonkey FM2 fornece um grupo completo de design de botões do Windows 8 para você aplicar facilmente a TButtons em suas aplicações, utilizando a propriedade StyleLookup no Object Inspector.



A plataforma FireMonkey FM2, esta crescendo de forma extraordinária em capacidade e desempenho. Com a  capacidade das aplicações desenvolvidas em FireMonkey utilizar CPU/GPU de ultima geração, permite que os desenvolvedores criem de forma rápida aplicativos em HD e 3D visualmente atraentes e ricos em dados com um   desempenho excelente sendo executados nas plataformas Windows 8 e Mac OS X com suporte a Retina Display.


Foram adicionados alguns novos componentes como os ActionLists e Actions para facilitar a separação da lógica de negócios dos elementos da interface, conectando as ações e aumentando a reutilização. Agora, o suporte a Áudio/Vídeo, incluindo Motion, vídeo e áudio com componentes de controle de mídia e o novo controle de Grid.


Ainda não acabou, com os novos estilos baseados em bitmaps no Firemonkey FM2, você já pode construir Bitmap através do Designer de Estilos, podendo obter as seguintes funcionalidades:

  • Controles e aplicações de interface Metropolis do Windows 8
  • Estilos Retina para MacBook Pro com Retina displays
  • Estilização de área não-cliente tanto para Windows quanto para Mac OS X
  • Estilização 'pixel perfect' de controles nativos do sistema operacional
  • Gerenciamento de âncoras e layout





Através dos novos LiveBindings é possível conectar propriedades de controles e Datasets da interface do usuário. Esta fantástica e poderosa tecnologia está mais acessível no FireMonkey FM2 com os novos Visual LiveBindings. É tão simples que não é preciso escrever nenhum código para fazer a ligação entre as propriedades dos objetos.



O FireMonkey FM2 oferece ainda uma integração com o banco de dados InterBase XE3, um banco de dados repleto de funções, de administração zero e tamanho pequeno. Perfeito para corporações e a qualquer desenvolvedor que queira embutir um banco de dados em suas aplicações. O InterBase roda nas plataformas Windows, Mac OS X, Linux e Solaris para maior flexibilidade no desenvolvimento e na distribuição.


Bom, para finalizar este artigo, veja na vídeo aula abaixo alguns dos recursos descritos no artigo.





































Até a próxima.

Take care