Salve, salve amigos,



Hoje o nosso querido Delphi completa 18 anos.



Parece que foi ontem quando tive o meu primeiro contato em 1996 com a versão do Delphi 1 ainda 16 bits. Foi amor à primeira vista. Eu que na época programava em Clipper Summer 87, calma gente não sou tão velho assim. Aquele universo de ambiente gráficos de componentes, telas, botões e IDE, era algo realmente fantástico e revolucionário para época.  Já na versão Delphi 2, se não estou enganado para Windows 95 e compilação 32 bits, foi um marco.



Sabe o que mais me impressiona em tudo isso? É que a facilidade, filosofia e estrutura do Delphi ainda continua a mesma que é torna simples, fácil a vida dos profissionais que vivem do desenvolvimento de aplicativos e do universo computacional.

De lá pra cá, muitas coisas mudaram nestes dezoito anos de estrada. A Borland foi vendida para a CodeGear que em pouco tempo foi comprada pela Embarcadero Technologies. Mesmo neste processo de aquisições de compra e venda, a qualidade das  inovações no produto nunca foram afetadas.



A Embarcadero tem realizado investimentos cada vez maiores no produto e a prova disso são as versões e as novações a cada lançamento mantendo os profissionais cada vez mais na vanguarda tecnológica e trabalhando com o que a de melhor das tecnologias atuais. Atualmente, a versão Delphi XE3 contempla o desenvolvimento para o tão badalado Windows 8 e Mac OS X. Vejam bem, uma ferramenta para a criação de aplicações Windows e Mac com um único código. Sem contar ainda das novidades do FireMonkey 2 e Visual LiveBindings. Em breve será lançado o RAD Mobile Studio para o desenvolvimento para iOS e Android. Opá, novamente um único código para varias plataformas.



Portanto, amigos são dezoito anos muito bem vividos e esperamos que a cada ano um seja ainda melhor que o outro.



Parabéns ao Delphi e todos que de alguma forma contribuíram com a criação desta excelente e fantástica ferramenta.

Um forte abraço











Delphi Completa 18 Anos